Algumas dicas para melhorar a saúde

Algumas dicas para melhorar sua saúde

Queremos viver uma vida longa, permanecer saudáveis ​​e cuidar bem de nós mesmos e daqueles que são queridos para nós. Não podemos mudar certos fatores de risco, mas todos podemos fazer escolhas que promovam nossa saúde e reduzam muito o risco de desenvolver condições crônicas, como doenças cardíacas, muitos tipos de câncer e diabetes tipo II .

Cinco passos para uma saúde mais saudável

1. Evite fumar

Uso de tabaco e exposição à fumaça indiscriminada são causas significativas de morte prematura por doença cardíaca e pulmonar, infarto do coração e câncer, principais doenças fatais no Canadá .

Se você fuma, pense agora em parar. Nunca é tarde demais para fazer isso, não importa há quanto tempo você está fumando ou quantas vezes você tentou sair. Quando você para de fumar, o risco de doença cardíaca diminui rapidamente. Depois de alguns anos, eles são quase tão fracos quanto se você nunca tivesse fumado. Você pode ser uma das cinco milhões de pessoas no Canadá que deixaram de fumar. Pergunte ao seu médico métodos de parar de fumar ou entre em contato com as agências listadas abaixo.

Se você não fumar, não comece. Todas as pessoas devem evitar ficar expostas ao fumo passivo, o que representa um perigo grave e acarreta os mesmos riscos para a saúde que fumar. É especialmente importante que crianças e pessoas com asma e problemas respiratórios vivam em um ambiente livre de fumo.

2. Coma bem para ser saudável

Uma boa nutrição ajuda você a ficar em forma, sentir-se bem e controlar seu peso. Boa nutrição também fornece proteção contra doenças cardíacas, ataques cardíacos, câncer e outras doenças graves. Aqui estão algumas dicas do Guia de Alimentos do Canadá:

  • Coma pequenas porções de carne magra, peixe ou frango e remova a gordura visível;
  • Planeje suas refeições com vegetais, frutas e cereais, como arroz, macarrão, pão e cereais. Escolha alimentos integrais, como pão integral, arroz integral e cereais. Coma algumas porções de vegetais verdes e amarelos, frutas e legumes todos os dias;
  • Escolha leite com baixo teor de gordura, iogurte e queijo cottage (1% ou 2% de gordura de manteiga, ou produtos desnatados);
  • Reduza a quantidade de gordura, como manteiga, óleo e margarina. Prepare sua comida usando a menor quantidade de gordura possível;
  • Limite sua ingestão de sal, álcool e cafeína. Alimentos preparados têm grandes quantidades de sal. O consumo de mais de duas bebidas alcoólicas por dia aumenta a pressão arterial, representando um sério risco de doença cardíaca e ataque cardíaco. Sua ingestão de álcool deve ser limitada a um máximo de dois drinques por dia e café a quatro xícaras. As mulheres que estão tentando engravidar ou estão grávidas, ou que estão amamentando devem evitar o consumo de álcool. Beba uma quantidade moderada de bebidas cafeinadas, incluindo bebidas de café, chá e refrigerantes.

3. Incorporar atividades físicas em sua vida

Você quer proteger sua saúde, alcançar ou manter um peso saudável, ter mais energia e ser menos estressado? Você pode fazer isso fazendo atividade física regular. As atividades físicas ajudam o coração, os pulmões e os vasos sangüíneos a trabalhar melhor enquanto reduzem o colesterol e a pressão sangüínea. É fácil fazer atividades físicas. Pegue as escadas em vez do elevador. Desça do ônibus algumas paradas antes e ande o resto do caminho. Caminhe para fazer compras no bairro em vez de levar seu carro. Levante-se da cadeira, estique os músculos e flexione alguns minutos por hora.

Faça exercícios físicos que você goste. Você pode começar com uma boa caminhada. Natação, patinação, ciclismo e dança são atividades estimulantes.

Qualquer coisa que você faça que aumente sua frequência cardíaca é um exercício. Comece devagar e combine atividades que aumentem a força, a flexibilidade e a resistência. Tente fazer pelo menos 30 minutos de exercício moderado por dia, sempre que possível durante a semana.

Se você tiver um problema cardíaco ou outra doença, se você tomar medicamentos, ou estiver inativo por um longo tempo, converse com seu médico antes de aumentar seu nível de atividade física. Aprenda sobre programas de exercícios especiais.

4. Saiba qual é a sua pressão sanguínea

Você está em boa forma? Como a hipertensão arterial pode ser um problema? Infelizmente, você pode ter hipertensão desconhecida porque não há sintomas óbvios. Homens e mulheres de todas as idades em todos os setores de atividade podem ser afetados. Pessoas tensas podem ter pressão arterial normal e pessoas calmas sofrem de pressão alta. A única maneira de garantir isso é ter seu médico verificar sua pressão arterial.

A hipertensão é uma doença grave que pode causar doenças cardíacas e ataques cardíacos. A hipertensão pode, no entanto, ser corrigida. Se a sua pressão arterial estiver alta, siga as recomendações do seu médico.

Aqui estão algumas dicas que ajudarão você a manter sua pressão arterial em um nível adequado:

  • Ter sua pressão arterial verificada periodicamente;
  • Pare de fumar;
  • Faça atividades físicas regulares
  • Reduzir ou parar de usar álcool
  • Mantenha um peso saudável
  • Consuma menos sal.

5. Relaxe e aproveite a vida

Aproveite o tempo para desfrutar de atividades divertidas e desfrutar da companhia de seus amigos e familiares.

Você se sente tenso ou irritado? É hora de identificar as fontes de estresse negativo em sua vida e tomar as medidas necessárias para reduzi-las.

Dicas de saúde e bem estar.

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